Mato Grosso do Sul
Caso 22: Você Aprende Agora - Campo Grande, MS

Sendo o Brasil um país tão acolhedor e sede de eventos importantes nos próximos anos, como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016), seria extraordinário se cada brasileiro pudesse falar fluentemente pelo menos uma segunda língua. Mas pesquisas apontam que estamos bem distantes disso. Em 2012, os números do EF English Proficiency Index mostraram que o desempenho ao comunicar em inglês dos brasileiros é um dos piores entre os 54 países pesquisados. E os resultados do British Council revelaram que somente 5% da população brasileira fala fluentemente o idioma.

Aprender uma nova língua não é uma tarefa fácil. É necessário despender muito tempo e dinheiro para o aprendizado efetivo da mesma. E, como as escolas tradicionais ganham mais dinheiro quanto mais tempo o aluno permanecer na escola, não há um esforço para a aprendizagem rápida. O que confere diversas barreiras, principalmente para as classes C, D e E, que dispõem de poucos recursos, para o aprendizado de um outro idioma.

Com a proposta de facilitar o ensino de inglês, Felipe Dib, 25, graduado em relações internacionais, criou uma metodologia a partir das palavras, frases e expressões mais utilizadas na língua inglesa, baseada no Cambridge English Corpus, da Universidade de Cambridge.

E assim nasceu o curso de inglês Você Aprende Agora. “É um curso grátis, on-line, baseado em aulas de três minutos, desde o nível mais básico até o mais avançado. É um curso voltado para qualquer pessoa no mundo que queira aprender inglês, não importa quem seja ou onde esteja. E, de preferência, aprenda rápido, com eficiência e aquilo que será utilizado na vida real”, explica Dib.

MÉTODO
Do início ao final do curso, são 612 videoaulas. Cada uma possui em média três minutos e o método prevê dez minutos de dedicação para cada aula. E por quê? O empreendedor explica: “Queremos que o aluno entenda, escreva e repita cada aula”. Dessa maneira, a língua é abordada de forma holística, englobando as quatro habilidades (escrita, fala, escuta e leitura). “Fazendo isso, ele aprende com maior facilidade”. Dib acrescenta que, “para aprender, o aluno precisa notar que aquilo é usado no dia a dia ou que irá ajudá-lo em qualquer contexto. Por isso separamos conteúdos baseados no que é mais utilizado”.

Todas as aulas podem ser acessadas gratuitamente e o aluno pode assisti-las quantas vezes quiser, rompendo a barreira que a população de baixa renda encontra para aprender inglês. Além disso, caso o estudante queira fazer exercícios e ter um certificado de aprendizagem, o Você Aprende Agora oferece pacotes de créditos que podem ser adquiridos conforme a necessidade do aluno.

COMEÇO
A ideia de criar a iniciativa surgiu após dois acidentes de carro sofridos pelo fundador, como uma forma de agradecimento por ter sobrevivido a eles. Ele queria retribuir à sociedade aquilo que ele sabia fazer de melhor – ensinar inglês. E o curso deveria ter a melhor qualidade que Dib poderia oferecer. Assim, com a nova metodologia criada por ele, em 2011, começou a gravar aulas de inglês e disponibilizá-las gratuitamente na internet.

Somente em março de 2013, o Você Aprende Agora tornou-se um empreendimento, com o início da venda dos pacotes de crédito de exercícios. O empreendedor conta que essa transformação demandou muito trabalho interno e clareza de compromisso social. “Ganhar dinheiro com aquilo me feria. Aquilo era para agradecer a Deus por estar vivo. Por isso eu tinha muito pudor para ganhar dinheiro com a iniciativa. Demorou a entender que se eu pudesse tirar meu sustento dali e me dedicar 100% ao projeto, meu impacto seria muito maior.”

FUTURO
Em apenas oito meses de funcionamento, o Você Aprende Agora conta com mais de 10 mil cadastros e mais de 13 mil seguidores no Youtube. Mais de 3 milhões de aulas foram lecionadas on-line. Os alunos estão espalhados pelo mundo todo, com maior número de acessos provenientes do Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal, da Irlanda e do Japão. Além disso, Dib recebeu pela iniciativa diversos prêmios: Prêmio Jovens Inspiradores – Voto Popular 2012; Prêmio Tech Ativismo Global Entrepreneurship Congress 2013 (tech for good); Prêmio Mérito Empreendedor MS 2013; Selecionado Visão de Sucesso – BID e Endeavor 2013.

Apesar de todo o reconhecimento, a verdadeira chancela de qualidade são os depoimentos de seus alunos, contando como aprender inglês com a iniciativa mudou suas vidas. “Eu recebi um depoimento de uma aluna dizendo que o grande amor da vida dela era um indiano, mas a comunicação deles era muito difícil. Depois de fazer as aulas, a relação e a comunicação entre eles melhorou muito”, brinca Dib.

A empresa está visualizando novos mercados e já criou o “Tú Aprendes Ahora”, uma plataforma para o ensino da língua inglesa para pessoas que falam espanhol como língua nativa. Além dessa expansão para outros territórios, o empresário tem outro grande plano para o futuro: que a plataforma esteja disponível em todas as escolas públicas do Brasil, mas sem deixar de oferecer as aulas gratuitamente. “Nosso modelo nasceu assim e vamos continuar nesta linha. O Você Aprende Agora nasceu para ajudar o aluno a falar inglês e ter mais oportunidades em sua carreira acadêmica e profissional!”.

“Let’s start?”